O que é o Chat Marx?

O Chat Marx é uma Inteligência Artificial a serviço do marxismo revolucionário, uma iniciativa, dentre tantas outras, do Esquerda Diário, do Instituto Casa Marx e da Fração Trotskista - Quarta Internacional para difundir o marxismo revolucionário no século XXI. 

WhatsApp Image 2025-03-18 at 15.35.32

Enquanto modelo de Inteligência Artificial (IA), o Chat Marx conta com o projeto anterior chamado ChatPTS, produzido pelo Partido dos Trabalhadores Socialistas da Argentina, organização irmã do Movimento Revolucionário dos Trabalhadores no Brasil, que impulsiona o Esquerda Diário e o Instituto Casa Marx.

O capitalismo contemporâneo passa por uma época de revolução tecnológica com o advento das IAs. Para os objetivos capitalistas as IAs são meios de extrair mais valia e ampliar seus lucros, bem como se projetarem nos conflitos geopolíticos, na guerra de informações, corrida tecnológica e rearmamento militar das grandes potências. 

As IAs por sua vez criam novos ritmos e meios de produção e difusão da informação. Os grandes modelos de linguagem natural, como o Chat GPT da Open AI, por exemplo, vem tornando-se meio instrumental para controle da informação mundial, com inúmeros questionamentos por parte daqueles que produzem e articulam pensamento crítico em nossa sociedade.

Posto isto, o Chat Marx, assim como sua IA irmã, ChatPTS, é uma apropriação crítica desta tecnologia para difusão do marxismo revolucionário em nossa época. Assim como o marxismo revolucionário desde a época de Marx e Engels, passando também por Lênin, Trotski, e todas as gerações de revolucionários, utilizaram da imprensa e das técnicas editoriais para difundir o ideário comunista, as tecnologias digitais hoje são meios incontornáveis para uma efetiva difusão do marxismo e das ideias comunistas. A esse desafio e propósito serve a ferramenta do Chat Marx, bem como toda a plataforma digital do Esquerda Diário, Instituto Casa Marx e todos seus programas multimídias e redes sociais.

Clique aqui e teste agora mesmo o Chat Marx!

Como funciona uma Inteligência Artificial com o Chat Marx?

Em termos estritos, o Chat Marx é um modelo de linguagem natural ou modelo de linguagem alargado (LLM) que funciona como um chatbot, a partir dos modelos treinados com Machine Learning da OpenAI (ChatGPT). Os modelos de LLM de chatbot em geral, assim como da Open AI, utilizam algoritmos para formular respostas a partir de um “prompt”, ou seja, a partir de uma frase de entrada inserida pelo usuário. Uma vez que o “prompt” é inserido no chatbot, o algoritmo produz uma resposta a partir de reincidência estatística das palavras com maior probabilidade de estarem correlacionadas às palavras inseridas, tendo como referência seu próprio banco de dados. 

O Chat Marx portanto utiliza estes algoritmos de linguagem natural para formular respostas a perguntas dos usuários a partir de um banco de dados previamente selecionado para oferecer respostas em base ao marxismo. Ainda que é possível que ocorra erros, pois estamos falando de uma máquina e uma automação digital, o padrão de acertos e coerência das respostas é elevado o suficiente para tornar-se uma ferramenta bastante útil para pesquisa de informação, conceitos, termos, obras, e inclusive para apresentar uma primeira aproximação do entendimento de determinados conhecimentos.

Sobre a transparência das informações oferecidas pelo Chat Marx

Um dos principais pontos de questionamento sobre as IAs de linguagem natural oferecidas ao público é a impossibilidade de se saber de onde as informações oferecidas nas respostas estão sendo retiradas. De tal forma que a afirmação apresentada pela IA aparece ao público comum como uma verdade e não como uma das respostas possíveis, em um mundo atravessado por opiniões e ideologias antagônicas. Portanto, tão pouco é possível checar se a resposta apresentada sequer está correta e coerente perante as fontes que formam seu banco de dados, tornando o usuário suscetível aos possíveis erros da IA. Isso ocorre pois as bigtechs, como a open AI, expropriam gratuitamente e ilegalmente o conteúdo produzido na internet, sem autorização dos produtores destes conteúdos, que passam a integrar os algoritmos de treinamento e o próprio banco de dados das IAs.

O Chat Marx, ao contrário, não apenas expõe ao público o conteúdo de seu bando de dados, como a cada resposta oferecida ao usuário, indica a fonte de onde retirou a informação. De tal forma, os usuários podem checar a informação oferecida com a fonte, e se aprofundar também no conteúdo ali apresentado através dos autores que elaboraram sobre o tema. Além disso, as fontes aparecem como links clicáveis que levam para meios por onde o usuário por ter acesso a fonte da informação. Também salientamos que todo o banco de dados do Chat Marx utiliza obras ofertadas como domínio público, ou são produções e publicações próprias da rede teórica e ideológica do Instituto Casa Marx e do Esquerda Diário.

O que contém no banco de dados do Chat Marx?

As IAs como o ChatGPT, por exemplo, utilizam um enorme banco de dados global, contendo todos os tipos de vieses ideológicos, de tal forma que a depender de como o usuário formula suas questões, as respostas partem de matrizes teóricas e perspectivas ideológicas diferentes, sendo a maior parte das vezes, uma resposta alinhada ao senso comum liberal produzido pelos grandes meios de comunicação, uma vez que é de onde vem o maior volume de seu banco de dados. Isto sem considerar as políticas de restrição de conteúdo das empresas produtoras de IAs que possuem suas próprias agendas políticas.

O Chat Marx por sua vez possui um banco de dados meticulosamente selecionado de onde o modelo de linguagem natural busca suas respostas. Longe de prometer a falsa neutralidade da informação, tal como fazem as demais IAs, o Chat Marx tem seu propósito claro, bem como origem teórica e ideológica de suas respostas, o marxismo. Faz parte do seu banco de dados obras clássicas de Marx e Engels disponíveis em domínio público, um enorme acervo de publicações e livros da Edições Iskra, do Centro de Estudos, Investigações e Publicações - León Trotski e do Instituto de Pensamento Socialista - Karl Marx, além das elaborações ideológicas da revista digital do Instituto Casa Marx, os seminários teóricos da Fração Trotskista - Quarta Internacional, que está em 14 países e os artigos políticos da rede internacional do Esquerda Diário. Desta forma as respostas produzidas pelo Chat Marx estão alinhadas ao conteúdo deste banco de dados.

A respeito da matriz teórica do marxismo selecionado, também evidenciamos que as obras utilizadas partem das tradições revolucionárias do marxismo, descartando as elaborações revisionistas, reformistas e stalinistas, tradições teóricas alheias ao marxismo revolucionário. 

Por que o Chat Marx é pago?

O Instituto Casa Marx, bem como o Esquerda Diário são iniciativas independentes dos governos e patrões, autofinanciadas que sobrevivem dos seus inúmeros apoios e da atividade militante de centenas de pessoas. Neste sentido, a contribuição necessária para utilizar a ferramenta do Chat Marx é, antes de mais nada, um meio de autofinanciar para esta e muitas outras iniciativas, como por exemplo a Casa Marx, que queremos expandir e levar para todo o Brasil. Além disso, todo o aparato digital do Chat Marx e do Instituto Casa Marx implicam em custos de hospedagem e contração de ferramentas e serviços digitais, incluindo a operacionalização do modelo de linguagem natural utilizado que está circunscrito nos moldes da propriedade privada dos meios de produção digital.

Também existe a preocupação para garantir a viabilidade operacional do Chat Marx, uma vez que sem ter algum tipo de controle de motivação de uso, esta ferramenta estaria exposta a utilização maliciosa que visa boicotar este tipo iniciativa, sobrecarregando a ferramenta com utilização inútil. Eventos assim ocorreram durante o período de teste gratuito do ChatPTS.

Por todos esses motivos a contribuição necessária para utilizar o Chat Marx é um meio bem intencionado, sem fins lucrativos, que visa garantir a qualidade desta ferramenta, bem como sua melhoria e o auto financiamento desta e muitas outras iniciativas em prol do marxismo revolucionário.

Os socialista e a tecnologia

No artigo ChatPTS: tecnologia, capitalismo e socialismo de Martín Schapiro e Gerónimo Pelli, membros da equipe criadora do Chat PTS, os autores debatem a relação entre a tecnologia e a emancipação humana e como os socialista devem pensar o progresso tecnológico capitalista. Argumentando que a abordagem dialética dos marxistas perante a tecnologia deve dar conta da crítica de sua instrumentalização pelos capitalistas, bem como a forma com que são contruídas atravessadas pela mediação da propriedade privada dos meios de produção, também defendem que a tecnologia é fruto do trabalho social humano, produzida por milhões de trabalhadores ao longo da história e que, portanto, pode e deve ser apropriada pela classe trabalhadora e  pelos socialistas para a construção de uma nova sociedade, dando novos sentidos para técnica, transformando suas finalidades e democratizando radicalmente seu controle por parte da população.

“Para os socialistas, a tecnologia é uma ferramenta que pode desempenhar um papel transformador. Embora no capitalismo tenha sido utilizada por interesses privados para aumentar os seus lucros e, por vezes, tenha intensificado a exploração do trabalho e concentrado o poder económico, também trouxe avanços que melhoraram a vida de muitas pessoas. O desenvolvimento tecnológico criou o potencial para que, noutros tipos de relações de produção, como num sistema socialista, muitas das limitações atuais possam ser ultrapassadas, conduzindo a melhores condições de vida e a mais tempo de lazer para todos.

Ao longo da história, tem-se verificado como o progresso tecnológico pode transformar as formas de produção e, ao mesmo tempo, a sociedade como um todo é transformada quando essas formas de produção entram em contradição com as relações de produção e dão origem a revoluções que podem transformar a sociedade como um todo, como a revolução burguesa ou a revolução operária.¹”

Deste modo, assim como o ChatPTS, o Chat Marx é uma apropriação das inovações tecnológicas em meio ao modo de produção capitalista, para uma finalidade revolucionária, ou seja a difusão do marxismo. Trata-se de uma ferramenta, cujo o domínio técnico permite ampliar o alcance das ideias do comunismo ao mesmo tempo que auxilia no seu entendimento.

“Num mundo dominado por grandes corporações tecnológicas e pela tensão constante entre regulação e controle da tecnologia, a criatividade surge como um poderoso motor de mudança. O exemplo do bot desenvolvido pelo La Izquierda Diario tenta mostrar que, mesmo com recursos limitados, é possível utilizar a tecnologia de uma forma inovadora e ao serviço da comunidade.


A iniciativa de La Izquierda Diario mostra que, mesmo em pequena escala, estas tecnologias podem ter uma utilização diferente. Neste caso, é para a divulgação e democratização das ideias socialistas. A ideia do ChatPTS é que se possam fazer perguntas sobre uma variedade de temas, desde questões ideológicas a questões políticas ou de atualidade. A ferramenta tentará identificar os artigos ou livros mais relevantes para resolver essa dúvida e apresentará um resumo personalizado com sugestões de hiperligações para complementar a leitura. Esta ferramenta não substitui, de forma alguma, a reflexão colectiva, o intercâmbio e o permanente vai e vem entre a teoria e a prática. Funciona como um agregador e sintetizador do que foi escrito, mas não tem respostas únicas ou precisas, mas sim algo dinâmico, que se renova, repensado com novas experiências históricas.²”

A utilização de IAs em prol do marxismo revolucionário, tal como se propõe o Chat Marx, é uma dentre tantas outras iniciativas para organizar e elevar a consciência da classe trabalhadora, enriquecendo seu arsenal ideológico na luta contra o capitalismo. Porém, assim como os autores alertam, esta não substitui a própria luta de classes e as inúmeras outras formas essenciais de exercer o avanço da consciência classe. Tão pouco esta iniciativa resolve as enormes contradições colocadas no âmbito da produção e controle tecnológico das bigtechs e seus monopólios. A democratização radical e necessário do controle da técnica, sua produção e finalidades sociais, só pode ser conquistado na luta de classes, batalhando pela expropriação destes capitalistas.

“Em suma, a expropriação das infra-estruturas tecnológicas não é apenas uma proposta econômica, mas uma necessidade democrática. Permitiria colocar estas poderosas ferramentas sob controle público, assegurando que o seu desenvolvimento e aplicação estão alinhados com o interesse comum e não com os benefícios privados de uma elite tecnológica.


A expropriação, no entanto, não deve ser vista como um fim em si mesmo, mas como parte de um programa de transição para o socialismo. Implicaria também uma reformulação radical da forma como desenvolvemos e utilizamos a tecnologia, no sentido de um planeamento democrático da economia.


Em última análise, a decisão entre regular ou expropriar é uma decisão sobre o tipo de futuro que queremos construir. Um futuro em que a tecnologia seja uma ferramenta de emancipação e progresso social, ou um futuro em que seja um instrumento de controle e exploração. A magnitude do desafio exige soluções ousadas. A expropriação das infra-estruturas tecnológicas pode ser o primeiro passo para um novo paradigma tecnológico ao serviço da humanidade.³”

Isto posto, não somente convidamos aos visitantes do site do Instituto Casa Marx a experimentar o Chat Marx enquanto uma ferramenta a serviço do marxismo revolucionário, como também convidamos a se organizar conosco na luta contra a propriedade privada dos meios de produção e na construção de uma nova sociedade através da revolução socialista.

Para aprofundar-se sobre o tema da relação entre os socialistas e a tecnologia, sugerimos a leitura integral o artigo citado: ChatPTS: tecnologia, capitalismo e socialismo

 

Nota de rodapé:

 

  1. ChatPTS: tecnologia, capitalismo e socialismo
  2. Idem.
  3. Idem.
Carrinho de compras
Rolar para cima