Institucional
Pré venda do livro “Rosa Luxemburgo: a águia da revolução”, de Diana Assunção
Publicado em 19 mar 2025 • Última modificação em 31 mar 2025

Neste 8 de março, dia Internacional de luta das mulheres, a Editora Iskra traz uma novidade incrível, a pré venda do livro de autoria de Diana Assunção, “Rosa Luxemburgo: a águia da revolução”. O livro, que teve seu início com o curso de mais de 8 horas O marxismo de Rosa Luxemburgo no Campus Virtual do Esquerda Diário e agora do Instituto Casa Marx, traz um desenvolvimento superior ao apresentado no curso, com novas conclusões e debates, como uma reflexão sobre os luxemburguistas no Brasil e as origens do PT bem como um estudo sobre o herbário de Rosa Luxemburgo
O livro de Diana Assunção faz um mergulho na vida e obra da revolucionária polonesa Rosa Luxemburgo de uma perspectiva inovadora e inédita em nosso país. O prefácio é de Isabel Loureiro, professora que editou uma série de livros sobre Rosa Luxemburgo e a contra-capa foi escrita por Rita Von Hunty. O posfácio é de Guillermo Iturbide, militante do Partido dos Trabalhadores pelo Socialismo (PTS) que editou parte importante das obras de Rosa na Argentina.
São treze capítulos que abordam profundamente desde a luta política de Rosa com Eduard Bernstein com Reforma social ou revolução?, os debates sobre “ministerialismo socialista”, as impressionantes greves de massas na Bélgica e a luta pelo sufrágio feminino universal, os debates com Lênin sobre “jacobinismo militante”, a análise sobre Greve de massas, partido e sindicatos diante da Revolução Russa de 1905 e todas as suas lições, os primórdios da ala esquerda da II Internacional, o debate de estratégias com Karl Kautsky e a posterior crise da social-democracia alemã diante da I Guerra Mundial. Além disso, aborda com detalhes os debates sobre a Revolução Russa de 1917, a Revolução Alemã de 1918, o intenso combate em janeiro de 1919 até o assassinato de Rosa Luxemburgo.
Como escreveu Isabel Loureiro na orelha do livro:
Num cenário tão complicado, a alternativa à barbárie reinante só pode estar num projeto radical de revolução socialista que converse com o desejo de ruptura da maioria. Tendo em mente o atual cenário, Diana Assunção volta a Rosa Luxemburgo para, de “um novo ponto de vista sobre a revolucionária polonesa”, mostrar a atualidade da revolução socialista e contribuir para a reconstrução do movimento socialista internacional. Seu livro não é um estudo biográfico nem histórico, mas antes uma conversa empenhada, combativa, com Rosa Luxemburgo e comentadores – resultado de uma pesquisa séria sobre sua obra –, visando a esmiuçar algumas das questões políticas centrais que a atravessam e que seguem nos interpelando.
E Rita Von Hunty em seu texto de contra-capa:
Dentre os muitos méritos deste livro, certamente destaca-se a capacidade de Diana Assunção em mostrar quão radicalmente atuais permanecem o pensamento e o projeto político de Rosa Luxemburgo. Passado mais de um século desde seu brutal assassinato, a revolucionária se mantém como ferramenta indispensável na crítica aos limites do reformismo e na compreensão de que sem a superação do capitalismo, só nos resta a barbárie.
Os capítulos são permeados de importantes conclusões e expressões das confluências e divergências com Lênin e Trótski e os debates sobre a questão nacional em Rosa Luxemburgo. Diana também apresenta uma reflexão inédita sobre os luxemburguistas no Brasil e as origens do Partido dos Trabalhadores (PT).
O segundo momento do livro, intitulado de Outros textos, é aberto com o texto “O herbário de Rosa Luxemburgo: símbolo de toda uma vida comunista”, de Lina Hamdan. Um estudo emocionante sobre o herbário de Rosa Luxemburgo, com imagens do herbário de Rosa em diversos momentos de sua vida. Além disso, o livro contou com assessoria e apoio de Veronica Angyalossy, uma das 100 mais importantes cientistas do país, especialista em botânica, que traduziu do alemão as exsicatas do herbário permitindo uma compreensão mais a fundo do estudo de Rosa Luxemburgo. Como escreve Diana em sua introdução:
[O herbário] É o contraste entre a águia da revolução e a beleza da vida, ou seria a síntese justamente da vida pela qual Rosa lutava, a beleza de um planeta e uma sociedade que permitisse a livre apreciação da natureza em uma relação harmônica entre a humanidade, as flores e folhas? Um herbário como símbolo de toda uma vida comunista.
O livro de Diana entrelaça o “herbário como símbolo de uma vida comunista” e todas as batalhas e lições de Rosa Luxemburgo e, não à toa, o herbário de Rosa aparece com força na capa e, também colorido em cada uma das aberturas dos 13 capítulos e da Introdução, tendo a artista plástica e bióloga Lina Hamdan como criadora desse lindo projeto gráfico.
Também em Outros textos, o leitor encontrará “Rosa Luxemburgo e a questão nacional” de Guillermo Iturbide e o posfácio “Make Rosa Luxemburgo Radical Again”, do mesmo autor. Como epílogo, trazemos o texto “Luxemburgo e a IV Internacional” de Leon Trótski. Ao final do livro, apresentamos uma cronologia da vida de Rosa e os grandes fatos políticos mundiais, bem como um glossário de partidos para ajudar na compreensão das discussões.
O caderno de imagens apresenta mais de 90 fotos, algumas inéditas, buscando dar uma dimensão do quão potente foi a vida da revolucionária polonesa. O leitor também encontrará a última carta de Clara Zetkin para Rosa Luxemburgo, inédita no Brasil, e que não chegou a tempo nas mãos de Rosa frente a seu assassinato brutal e covarde em janeiro de 1919.
Tudo isso faz do livro de Diana Assunção uma obra imprescindível do ponto de vista marxista revolucionário sobre vida e obra de Rosa Luxemburgo e todo seu legado e firmeza na defesa intransigente da revolução socialista, afinal, como ela mesmo disse:
a revolução é fabulosa, todo o resto é bobagem.
A pré-venda está aberta no site da Editora Iskra e no lançamento terá 20% de desconto. Para os 100 primeiros compradores, preparamos um lindo poster com exsicatas do herbário de Rosa Luxemburgo, feito pela artista plástica Lina Hamdan, em tamanho A3 (29,7cm x 42cm). O pôster estará também à venda posteriormente para compra.