Institucional
Conheça a Casa Marx, livraria-café e o mais importante centro socialista de política e cultura de São Paulo
Publicado em 13 mar 2025 • Última modificação em 26 mar 2025

Localizada em frente ao metrô Vila Madalena em São Paulo, a Casa Marx é uma livraria, café e centro socialista de política e cultura, dedicada ao pensamento marxista, à militância política e à construção de um futuro socialista. Sede do Esquerda Diário, o espaço é fruto do trabalho coletivo de jovens e trabalhadores que constroem o MRT.
Reinaugurada em junho do ano passado, a Casa Marx voltou para instaurar na cidade de São Paulo um espaço que sirva para debater e organizar os nossos combates cotidianos. Um espaço de organização, de estudo e de preparação para as lutas contra o capitalismo, de unificação e articulação das nossas batalhas e de tantos debates relacionados ao universo marxista, e tudo isso através de iniciativas com as mais variadas formas: mesas de apresentação, rodas de conversa, ou ainda através do cinema, da música e diversas formas de expressão artística.
Livraria
Para contribuir na difusão de ideias marxistas, contamos com um catálogo que abrange obras nacionais e estrangeiras, grandes clássicos do marxismo, títulos que são referência nas ciências políticas e sociais, além de clássicas e novas produções literárias de interesse do público de esquerda. Contamos com o acervo completo da Boitempo Editorial, que além do vasto catálogo que abrange as importantes publicações do universo de esquerda, é a editora responsável pela publicação da principal coleção de Marx e Engels em todo Brasil. Contamos também com os principais títulos da Editora 34, diversos quadrinhos da Editora Veneta, todo o catálogo da Editora Iskra, que além do destacado catálogo sobre gênero e questão racial, publicou importantes clássicos fundamentais de Leon Trótski, cuja teoria é indispensável para pensar o marxismo do século XXI. Também contamos com os clássicos publicados pela Editora Sundermann, Editora Elefante, Edusp, Edusp, Expressão Popular, Editora Dialética, e ainda disponibilizamos centenas de publicações literárias nacionais e estrangeiras da Editora Martin Claret.
Além de títulos novos, nós também possuímos um acervo de livros usados, que é o nosso sebo. A Casa Marx recebe cotidianamente títulos cuja temática é de interesse do público militante, ativista e de esquerda, possuindo inclusive alguns títulos raros que não existem demais exemplares no país. Possuímos mais de mil títulos que podem ser consultados diretamente na Casa Marx e em breve estarão disponíveis também para compra online.
Café
Como leitura e cultura combinam perfeitamente com um bom café, a Casa conta com a parceria da cafeteria Coado Shop, uma cafeteria especializada em métodos manuais, que além de diversas opções de cafés especiais com grãos selecionados, oferece também deliciosos salgados e doces artesanais, que estão sempre disponíveis ao nosso público no dia a dia, acompanhando o conjunto das iniciativas artísticas e políticas que acontecem na Casa Marx.
Centro político e cultural
A Casa Marx também é palco para preparação das lutas cotidianas contra o capitalismo, articulando debates de grandes ideias com formas de expressão artísticas. Organizamos semanalmente uma agenda de eventos com a apresentação de filmes em nosso Cinemarx, que sempre é seguido de uma roda de debates para pensar coletivamente os principais ensinamentos e reflexões despertadas pelos filmes. Oferecemos também apresentações de teatro, apresentações de slam, exposições artísticas, atividades recreativas como jogos, flash tattoos e muitas outras iniciativas que têm o objetivo de atrair diferentes públicos que estão interessados em disseminar as ideias socialistas de distintas formas.
E não há como falar de cultura sem falar em música. Por isso, a Casa Marx também oferece mensalmente uma agenda com apresentações musicais que abrange diferentes estilos musicais, como jazz, samba, chorinho, rap, forró e outros.
Sede do Esquerda Diário
A Casa Marx é a sede do Esquerda Diário, que com a rede internacional La Izquierda Diario está presente em 15 países, em 7 idiomas, completando agora 10 anos de um trabalho que busca mostrar a realidade que a grande mídia capitalista tanto quer esconder. De norte a sul do país e também internacionalmente, apresentamos as principais greves operárias e estudantis, divulgamos os conflitos em curso a partir da visão dos setores oprimidos, e buscamos elaborar a partir do marxismo as grandes tendências da luta de classes mundial. Junto ao Esquerda Diário, a Casa Marx busca cada dia se fortalecer enquanto uma referência para todas as lutas sociais e democráticas dos setores oprimidos.
Instituto Casa Marx
Para condensar o conjunto dessas iniciativas ideológicas, que apresentam os debates clássicos e atuais do marxismo revolucionário, estamos criando o Instituto Casa Marx, que contará com o apoio de professores, pesquisadores e ativistas de distintos estados e regiões do país, de dezenas de universidades federais e estaduais do país para o oferecimento de palestras, cursos e debates, virtuais e presenciais, revistas teóricas e podcasts de uma forma que condense todas essas iniciativas para o público através de um site. Além de condensar esse conjunto de iniciativas, esse novo site da Casa Marx disponibiliza para venda online os principais livros e itens vendidos em nossa loja física em São Paulo.
Novas Casas Marx pelo país
Como parte desse processo de disseminar as ideias socialistas e o conjunto do legado do marxismo revolucionário, queremos expandir novas Casas Marx pelo país, a começar com a inauguração da Casa Marx no coração do Rio de Janeiro. Em breve disponibilizaremos mais novidades a respeito.
Confira algumas das atividades realizadas na Casa Marx desde sua reabertura:
01.29 – LANÇAMENTO O ESSENCIAL DE MARX E ENGELS BOITEMPO
Ver esta publicación en Instagram
Lançamento de O Essencial de Marx e Engels da Boitempo Editorial
Em 29 de janeiro desde ano tivemos a casa lotada para o debate organizado pela Boitempo Editorial para o lançamento do livro O Essencial de Marx e Engels com a presença das professoras Marilena Chauí e Lena Paulani, com a mediação de Pedro Davoglio.
Eduardo Taddeo e as mães das vítimas da violência policial
12.12 – A ESCALADA DA VIOLÊNCIA POLICIAL EM SP E A LUTA POR JUSTIÇA AS VÍTIMAS DO ESTADO
Ver esta publicación en Instagram
No final do ano tivemos a presença do rapper Eduardo Taddeo, ex-membro do grupo Facção Central, que ao lado das mães e familiares das vítimas da violência policial fez ecoar o grito de justiça.
Lançamento com a presença de mais de 800 pessoas
Ver esta publicación en Instagram
Ver esta publicación en Instagram
Com a presença de mais de 800 pessoas, a Casa Marx foi lançada em junho do ano passado com a presença dos professores Ricardo Antunes, Plínio de Arruda Sampaio, o deputado argentino de Jujuy Alejandro Vilca, o juiz Jorge Souto Maior e diversos outros intelectuais, ativistas e personalidades políticas.
Ciclo de debates Por Um Futuro Comunista
Ver esta publicación en Instagram
Com a presença de Reginaldo Nasser, Soraya Misleh e André Barbieri, apresentamos o debate Palestina e a luta contra o colonialismo sionista.
Lançamento da candidatura da Bancada Comunista
Ver esta publicación en Instagram
Com mais de 400 pessoas, o MRT lançou a candidatura coletiva para as eleições municipais em São Paulo, composta por Grazi Rodrigues, Letícia Parks e Marcello Pablito.
Ver esta publicación en Instagram
Debate “Revoada dos galinhas verdes e os trotskistas na luta contra a ditadura” com Dainis Karepovs e Diana Assunção
Ver esta publicación en Instagram
Debate “A atualidade do pensamento de Antonio Gramsci” com o Pro. Dr. Lincoln Secco e Danilo Paris
Ver esta publicación en Instagram
Casa Marx: um centro cultural pulsante no coração de São Paulo
- Apresentação da peça de teatro Hafiza
Ver esta publicación en Instagram
- Banda Jorge Marciano e o Projeto Navio Negreiro
Ver esta publicación en Instagram
- Roda de samba da banda Curriola
Ver esta publicación en Instagram
- Cinemark: exibição e debate sobre o filme “Pride”
Ver esta publicación en Instagram
- Apresentação da peça de teatro A mãe – um aprendizado de mãos em mãos
Ver esta publicación en Instagram
- Apresentação do conjunto Chora Cavaquinho
Ver esta publicación en Instagram
Já contamos com a visita de diversas personalidades
Siba Veloso, cantor e compositor brasileiro.
Ver esta publicación en Instagram
Eduardo Taddeo, rapper, ex-membro do grupo Facção Central e importante ativista contra a violência policial.
Ver esta publicación en Instagram
Deputado argentino Alejandro Vilca, membro da FIT-Unidade, militante do Partido de Los Trabajadores Socialistas.
Ver esta publicación en Instagram
Ricardo Antunes, sociólogo e professor titular de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.
Ver esta publicación en Instagram
Plinio de Arruda Sampaio Jr. economista e professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp.
Ver esta publicación en Instagram
Ellora Haonne, influencer e autora de obras feministas.
Izabel Loureiro, uma das principais especialistas em Rosa Luxemburgo do país.
Hermán Ouviña, autor de obras sobre Rosa Luxemburgo.
Confira mais informações sobre a Casa Marx em Quem Somos.