O que é o Instituto Casa Marx?
O Instituto Casa Marx é uma verdadeira iniciativa do marxismo do século XXI, não somente pela sua plataforma digital e conteúdo audiovisual, mas também em sua linha teórica editorial, que resgata o melhor do marxismo clássico para refletir os principais problemas de nossa época, como a situação atual da classe trabalhadora, perspectivas de raça, gênero, etnia, sexualidade, os desafios ecológicos e tecnológicos, na perspectiva do comunismo.

Trata-se de uma iniciativa de elaborações teóricas do marxismo com ferramentas escritas e audiovisuais, e com difusão nas redes a partir de @institutocasamarx, além de estar interligado com editoras, revistas teóricas e iniciativas audiovisuais de ideologia socialista internacionais. O Instituto Casa Marx é impulsionado pelo Movimento Revolucionário de Trabalhadores, contando também com a parceria da Fração Trotskista - Quarta Internacional, presente em 14 países e suas respectivas elaborações políticas, teóricas e ideológicas.
O Instituto Casa Marx, surge em meio a um cenário internacional onde se atualizam as etapas imperialistas de decomposição do capitalismo. O prolongamento dos efeitos da última crise econômica mundial de 2008 e o estado de emergência climática são impulsionadores de fenômenos que marcam a nossa época com a ascensão da extrema direita, autoritarismo, nacionalismo, bonapartismo, xenofobia, fascismo, genocídios e conflitos bélicos, tornando a guerra entre potências capitalistas mais próxima do horizonte histórico, tendo em vista a corrida tecnológica e o rearmamento do imperialismo mundial e das potências emergentes em um novo momento de disputas geopolíticas. Os projetos de conciliação, no Brasil e no mundo, que visam reformar o capitalismo, fracassam sistematicamente em nos apresentar qualquer alternativa viável de futuro para a juventude e a classe trabalhadora. Por isso é crucial que o marxismo de nossa época retome em suas mãos não apenas o desafio de analisar tais fenômenos, mas também a responsabilidade de oferecer respostas a partir dos oprimidos e explorados de todo o mundo, ou seja, retomar a hipótese a da revolução no centro de suas elaborações.
São parte do Instituto professores, pesquisadores, artistas e militantes de distintos estados e regiões do país, de dezenas de universidades federais, estaduais e variadas estruturas das principais categorias de trabalhadores do país. Também conta com a obras e publicações do maior do maior acervo trotskista da américa latina, o Centro de Estudos e Investigações - León Trotski e do Instituto de Pensamento Socilaista - Karl Marx, iniciativas do Partido de Trabalhadores Socialistas da Argentina.
O Instituto nasceu a partir do surgimento da Casa Marx, principal livraria marxista de São Paulo e importante casa de cultura e política, localizada em frente ao metrô Vila Madalena, e que promove iniciativas com intelectuais, grupos artísticos, lançamentos de livros, @casamarxsp.
A casa também funciona como sede do Esquerda Diário. Assim, é parte de iniciativas do portal, jornal integrante da rede internacional de diários digitais socialistas e de trabalhadores que está presente em 14 países, em 8 idiomas diferentes, que no Brasil é impulsionado pelo Movimento Revolucionário de Trabalhadores.
A partir do sucesso da livraria, café e casa de cultura de política, nosso projeto é expandir as Casas Marx nacionalmente, com projeto já em elaboração para o Rio de Janeiro e Minas Gerais para o próximo período, mas pensando também a expansão para outras regiões, já tendo em mente o Nordeste e o Sul do Brasil, num processo de fortalecer poderosas casas de política e cultura no país, e que contribuam regionalmente com nosso projeto nacional do Instituto Casa Marx.
O Instituto se propõe a ser uma ferramenta ideológica, escrita e audiovisual, que congrega entre suas iniciativas:
Chat Marx: o Chat Marx é uma Inteligência Artificial a serviço da difusão do marxismo revolucionário no século XXI. O Chat Marx possui um banco de dados meticulosamente selecionado de onde o modelo de linguagem natural busca suas respostas. Faz parte do seu banco de dados obras clássicas de Marx e Engels disponíveis em domínio público, um enorme acervo de publicações e livros da Edições Iskra, do Centro de Estudos, Investigações e Publicações - León Trotski e do Instituto de Pensamento Socialista - Karl Marx, além das elaborações ideológicas da revista digital do Instituto Casa Marx, os seminários teóricos da Fração Trotskista - Quarta Internacional, que está em 14 países e os artigos políticos da rede internacional do Esquerda Diário. Desta forma as respostas produzidas pelo Chat Marx estão alinhadas ao conteúdo deste banco de dados.
Cursos – a partir do Campus Virtual Casa Marx, com vários cursos de formação teórica marxista, de temas que incluem obras e conceitos de clássicos do marxismo, como Karl Marx, Friedrich Engels, Vladimir Lenin, Leon Trótski, Rosa Luxemburgo, Antonio Gramsci, e temas da realidade nacional, incluindo a questão negra, formações de gênero, educação, ecologia, entre outras.
Revista teórica – o suplemento teórico e revista do Instituto Casa Marx, um projeto que dá continuidade ao suplemento teórico Ideias de Esquerda, que ininterruptamente desde o início de 2018 busca contribuir com reflexões teóricas originais e conectadas com os desafios dos trabalhadores e trabalhadoras na realidade nacional e internacional. Está ligado ao Portal Esquerda Diário e visa ser um veículo com forte difusão nas redes sociais e alcance para os debates da intelectualidade e teórico-políticos, sobre os rumos da esquerda e desafios estratégicos, programáticos e teóricos dos trabalhadores. A revista conta com um comitê editorial, que organiza reuniões quinzenalmente para debater temas e elaborações, coordenada por André Barbieri, doutor em Ciências Sociais pela UFRN.
Casa Marx Entrevista – nova proposta ligada à nossa revista teórica, o Instituto planeja conformar para esse 2025 dezenas de entrevistas com intelectuais e referências do marxismo no Brasil e no Mundo, incluindo um programa audiovisual de entrevistas, e a realização por escrito nas edições da revista teórica. O programa audiovisual e as entrevistas escritas serão coordenados por Iuri Tonelo, sociólogo e pesquisador de pós-doutorado da UFPE e André Barbieri.
Feminismo e Marxismo – daremos seguimento ao principal videocast (antes podcast) de feminismo e marxismo do Brasil, com um catálogo de programas com conceitos e debates específicos sobre o tema e mais gerais do marxismo que reúne hoje em torno de 111 programas. Daremos seguimento ao programa, que teve como impulsionadora Diana Assunção, fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas no Brasil, aprofundando os temas debatidos, o diálogo com intelectuais e obras de feminismo e marxismo no Brasil e no mundo. O programa figura na lista do Spotify como um dos principais programas do país do tema, e conta com Letícia Parks como sua apresentadora, pesquisadora da USP, educadora e autora de “Mulheres negras e marxismo”, obra de referência na temática, além de contribuir com outros livros como autora marxista.
Falando em Marx – programa iniciado pelo nosso canal, passou por uma reformulação, e agora contará com edições semanais com Vitória Camargo, pesquisadora de sociologia na Unicamp. Buscaremos contribuir com reflexões teóricas e conceitos básicos do marxismo, num grande catálogo que permita uma difusão da ideologia socialista no Youtube e outras redes sociais.
Além disso, contamos também com a Editora Iskra, uma editora já com 20 anos de produções sobre os mais variados temas, que nesse ano tem a honra de apresentar duas valiosas obras: os livros “China: onde os extremos se tocam”, de André Barbieri, e “Rosa Luxemburgo: águia da revolução”, de Diana Assunção, ambos autores do Instituto e que contribuíram com essas obras com reflexões originais e de temas de grande interesse para os desafios da atualidade. O catálogo de livros da Iskra pode ser acessado na aba: Edições Iskra
Contato
Se você é professor(a), pesquisador(a), estudante, trabalhador ativista, militante, ou tem interesse em nossos cursos, livros, revista ou programas, contate-nos com ideias, dúvidas ou sugestões. O Instituto visa contribuir com todas as formas de difusão do marxismo, e será um prazer poder contribuir com ideias marxistas em sua universidade, escola ou local de trabalho. Buscamos construir uma comunidade para intercâmbio e produção teórico-ideológica, para colocar o marxismo na ofensiva em nossa época. Estamos abertos a todas as iniciativas comuns, a colaborações e ideias!
Redes sociais: @institutocasamarx
Email do Instituto Casa Marx: [email protected]
Coordenadores

Diana Assunção

Iuri Tonelo

André Barbieri

Letícia Parks

Vitória Camargo
Apoiadores
O que é o Centro de Estudos, Investigações e Publicações - León Trotski?
O CEIP “Leon Trotsky” dispõe de uma biblioteca de livros marxistas com mais de 6000 títulos e de uma biblioteca de jornais e periódicos especializados na história do trotskismo, abertas ao público e gratuitas.
O centro foi fundado numa época de triunfalismo ideológico por parte do imperialismo, que proclamava o “pensamento único”, a dispersão e a desintegração do marxismo. Ao mesmo tempo, nos países de língua espanhola não havia qualquer iniciativa para desenvolver o estudo e a investigação de um legado que conserva enormes ensinamentos para os revolucionários. Incentivados pelas novas gerações de trabalhadores e jovens que emergiram na vida política como resultado do confronto com os governos neoliberais na Argentina, num processo que está a ocorrer em toda a América Latina, os que fazemos parte deste Centro também promoveram a fundação do Instituto do Pensamento Socialista “Karl Marx” em 2005, com o objetivo de expandir, recriar e divulgar as ideias centrais do marxismo revolucionário entre as novas gerações. O marxismo, sendo uma das correntes de pensamento mais influentes da história contemporânea, teve em Leon Trotsky um dos seus mais destacados teóricos.
Com estes objectivos em mente, o CEIP obteve o apoio, colaborações e doações de importantes personalidades, investigadores e intelectuais de todo o mundo, particularmente dos países de língua espanhola. Para além do grande apoio de Esteban Volkov, membro do Conselho Consultivo da Casa Museo, contámos também com o apoio de importantes historiadores trotskistas, como Pierre Broué e o destacado investigador trotskista inglês Al Richardson, diretor do coletivo Revolutionary History, que dedicaram as últimas décadas das suas vidas à investigação histórica da corrente liderada por Leon Trotsky, a Quarta Internacional. Também houve a colaboração fraterna de Jean-Jacques Marie, diretor do CERMTRI (Centre d'Études et de Recherches sur les Mouvements Trotskystes et Révolutionnaires Internationaux) e do Marxist Internet Archive, e de intelectuais e historiadores de numerosos países latino-americanos que, de diversas formas, enviaram informações sobre a obra de Leon Trotsky.
O que é a Rede Internacional Esquerda Diário?
A Rede Internacional La Izquierda Diario é o maior grupo internacional de diários digitais da esquerda a nível mundial, estando presente nos seguintes idiomas: espanhol, inglês, português, francês, alemão, italiano e catalão. Totalmente auto-financiado, independente dos governos e patrões, que sobrevive da atividade militante de milhares de trabalhadores, mulheres e jovens comunistas espalhados por todo o mundo.
A Rede é impulsionada pelas distintas organizações que fazem parte da Fração Trotskista - Quarta Internacional. No Brasil, o Esquerda Diário, impulsionado pelo Movimento Revolucionário de Trabalhadores, busca dar voz a classe trabalhadora e seus processos de luta, bem como oferecer uma opinião de independência de classes sobre os principais temas e fenômenos políticos do país. Assim, seu compromisso em combater a extrema direita ascendente, seja em suas versões nacionais, seja sem suas versões imperialistas, não o abstêm de se enfrentar também com os projetos reformistas e de conciliação de classe que removem do imaginário da classe trabalhadora a possibilidade da revolução socialista.
O que é o Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT)?
O Movimento Revolucionário de Trabalhadores, o MRT, é uma organização política que integra a Fração Trotskista - IV Internacional. Defendemos a auto-organização da classe trabalhadora ao lado da juventude, das mulheres, negros, LGBTs e indígenas e impulsionamos o Esquerda Diário, que integra a Rede Internacional de jornais digitais diários.
Atuamos nos locais de trabalho e estudo para construir uma força orgânica da nossa classe com as ideias do marxismo revolucionário da nossa época que é o trotskismo. Lutamos pela independência política dos trabalhadores e no enfrentamento à extrema-direita também combatemos todas as instituições dos regimes políticos e do estado capitalista. Lutamos pela construção de um partido revolucionário que supere o PT e as burocracias pela esquerda, a partir de debates para superarmos a atual situação em que os socialistas estão divididos em partidos minoritários, unificando a classe trabalhadora na luta de classes, em base à auto-organização.
Estamos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Paraíba e Rio Grande do Norte, Goiás, além do Distrito Federal e buscando construir núcleos iniciais em novos estados. Impulsionamos grupos e coletivos de juventude, mulheres, negros e trabalhadores ao lado de companheiros e companheiras independentes.
Para conhecer nosso programa acesse nosso último Manifesto Programático do MRT onde também explicamos o surgimento de nossa corrente no Brasil com a antiga Liga Estratégia Revolucionária - Quarta Internacional. Além do Esquerda Diário, impulsionamos o Suplemento Teórico Ideias de Esquerda e o Campus Virtual do Esquerda Diário que agora integram as iniciativas do Instituto Casa Marx. Nossas publicações você pode encontrar no site das Edições ISKRA.