Redação
Nos meses de Outubro a Dezembro, aconteceu o ciclo de debates internacional Por um Futuro Comunista, que reuniu intelectuais marxistas na Argentina, Brasil, México, Chile e Estado Espanhol. No Brasil, foram realizadas mais de 10 mesas e debates sobre crise capitalista, gênero, raça e classe, precarização do trabalho, luta palestina, crise ecológica e muito mais, reunindo dezenas de intelectuais em várias regiões do país. Reunimos aqui as gravações das mesas que foram parte do Ciclo de Debates Por um Futuro Comunista no Brasil, confira o compilado!
Escala 6×1: Trabalho, Vida e Exploração Capitalista
Mesa realizada na USP com a participação de Luci Praun, professora da UFAC, Regiane Macedo, pesquisadora do grupo Direitos Humanos, Centralidade do trabalho e Marxismo, Plínio de Arruda Sampaio Jr, prof. aposentado de Economia da UNICAMP Vitória Camargo, Editora do Semanário Ideias de Esquerda e Claudianor Brandão, Trabalhador da USP.
Comunismo e Antirracismo
Mesa realizada na Casa Marx SP com a participação de Robert Sean Purdy, professor de História da USP, Douglas Barros, dr. em Ética e Filosofia política pela Unifesp e Letícia Parks, coordenadora do Instituto Casa Marx.
Palestina e a luta contra o colonialismo sionista
Mesa realizada na Casa Marx SP com a participação de Soraya Misleh, militante do PSTU e da Frente Palestina de SP, Reginaldo Nasse, prof. de RI na PUCSP e André Barbieri, Dr. em Ciências Sociais pela UFRN.
Justiça por Árison: libertação sexual e de gênero e marxismo
Mesa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a participação de Silvana Mara De Morais Dos Santos, professora do Departamento de Serviço Social – DESSO/UFRN, Orison Marden Bandeira de Melo Junior, professor de Letras Inglês – CCHLA/UFRN, Virgínia Guitzel, estudante de Relações Internacionais da UFABC e colaboradora na coletânea Transgender Marxism, Marie Castañeda, professore de inglês da rede privada de ensino e fundadore do Pão e Rosas RN.
O Capital e a Crise Ecológica
Mini curso realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a participação de Iuri Tonelo, pós – doutorando no Programa de Pós-Graduação de sociologia da UFPE e autor do livro “No entanto, ela se move” e “A crise capitalista e suas formas” e Ítalo Gimenes, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFRN).
China: Socialismo do século XXI?
Mesa realizada na UNICAMP com a participação de André Barbieri, Dr. em Ciências Sociais pela UFRN e mediação de Ana Vitória Cavalcante, estudante de ciências sociais na UNICAMP.
Geopolítica e luta de classes: Palestina em tempos de crises e guerras
Mesa realizada na Universidade Federal do ABC com a participação de José Raimundo, prof. da UFABC e geógrafo da Fome, Samara Pechliye, artista e ativista pela Palestina, Paris Yeros, prof. da UFABC e pesquisador de economía política internacional e Edison Urbano, doutorando na UFABC e autor do livro “Guerra e Revolução: Max Weber Leon Trótski no contexto da primeira guerra mundial”.
Trabalho doméstico e precarização: a batalha pela emancipação das mulheres
Virgínia Guitzel, militante travesti, Coordenadora do CABCH na UFABC, estudante de relações internacionais e autora participante de Trangender Marxism, Laudicena Barreto, professora de Serviço Social da UFPE, Cristina Santos, professora da rede estadual de PE e do podcast Feminismo e Marxismo e Camila Barbosa, doutoranda em Sociologia na UFRN.
6X1 e terceirização : a precarização tem rosto de mulher
Mesa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, com a participação de Lívia de Tomassi, professora do Dep. De Sociologia da UFMG e feminista, Flavia Valle, fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas MG e prof. da rede estadual, Marília Duarte, dra. em Admissional e Pesquisadora da Rede Trama Feminista Marxista e Odete Cristina, organizadora do livro Mulheres Negras e Marxismo e mestre pela UFMG.
Gênero, raça e classe: a luta contra a terceirização e a precarização do trabalho
Mesa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a participação de Valdete Souto Severo, professora da UFRGS e juíza do TRT4 e Luno Pires, estudante de História e professor da rede pública
Ver essa foto no Instagram